terça-feira, 20 de setembro de 2011

Museu das Cadeiras

Acreditem... Há o Museu da Cadeira no Rio de Janeiro. Por não possuírem um site especifico, segue pesquisa sobre o mesmo.

Em uma rua calma no meio do agitado bairro de Botafogo no Rio de Janeiro, um belo casarão do começo do século XX abriga o inusitado Museu da Cadeira desde 2004. São mais de 170 peças reunidas em uma única sala, cadeiras de todos os tipos e formatos espalham-se pelo chão, por prateleiras, pela parede e até mesmo pelo teto. O visual é um emaranhado intrigante a princípio, mas um olhar mais atento revela silhuetas peculiares que chamam a atenção de qualquer um.
Tudo começou com a paixão do arquiteto e curador do museu Richard Valansi pelo universo do design e principalmente pelo design de cadeiras. Desde o início da faculdade ele começou então a colecionar e hoje, possui mais de 1.500 peças, considerado o maior acervo da América do Sul e uma das mais importantes do mundo. “A cadeira não é um mero objeto de quatro pernas, quando você entra aqui nesta sala o que você vê é a criatividade de todo mundo, do design e também a influência dos materiais em cada objeto.”, afirma o arquiteto. 
Jornal, papelão, bambu e vidro são alguns dos materiais mais peculiares que encontramos nas cadeiras do museu, que abriga os mais valiosos e interessantes itens da coleção de Valansi. Ali há desde modelos mais simples, como a cadeira com assento e encosto em forma de disco de vinil projetada pelo carioca Bernardo Senna, até peças bem arrojadas, como uma espreguiçadeira criada por designers finlandeses para aqueles que não largam o computador em nenhum momento: o móvel tem uma espécie de bancada para colocar o objeto de modo que se possa usá-lo confortavelmente deitado.
Uma das coisas mais interessantes que podemos observar é a contemporaneidade de algumas cadeiras desenhadas há mais de 80 anos atrás e também as peças que nos levam a fazer uma viagem no tempo. O acervo de cadeiras foi adquirido pelo próprio curador, em suas andanças por feiras, leilões e brechós no país e no exterior. “Novos designers têm feito doações para o museu, mas 90% das peças que estão aqui fui eu que fui atrás.”, diz Valansi.
No espaço estão expostas cadeiras assinadas por importantes designers brasileiros e estrangeiros como Sérgio Rodrigues, Ricardo Fasanello, José Zanine Caldas, Le Corbusier, Pierre Paulin, Tenreiro, George Nelson e Peter Ghyczy.
Serviço:

Museu da Cadeira - Rua Martins Ferreira, 48 – Botafogo – Rio de Janeiro - Tel: 021- 2527 4044
museu.da.cadeira@gmail.com

Fonte: http://www.rodadamoda.com/post.php?id_post=372

Por: KATH PALOMA

Um comentário:

  1. que massa... eu adoro cadeiras diferentes, elas dão todo um charme numa decoração neh??


    bjuu

    ResponderExcluir